O novo boletim epidemiológico Covid-19, divulgado na tarde desta sexta-feira (07/08), marca um avanço acelerado dos casos positivos do novo Coronavírus, em Itabira. Nas últimas 24 horas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou 51 novos casos da doença, chegando aos 1.500 casos desde o início da pandemia.
Dos 1.500 casos da Covid-19, 269 ainda seguem em quarentena (isolados em casa), três estão hospitalizados, e 1.171 já se recuperaram da doença. Há também seis pacientes internados com suspeitas da doença, e outros seis que contraíram o vírus chegaram a óbito.
Hoje, a prefeitura anunciou que o município aderiu ao programa estadual Minas Consciente – Retomando a Economia do Jeito Certo, que orienta o resgate gradual e seguro das atividades econômicas em toda Minas Gerais, durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Itabira encontra-se enquadrada, conforme o Plano, na onda amarela. Neste caso, poderão funcionar: restaurantes e bares (consumo local); autoescolas e cursos de pilotagem; salões de beleza e atividades de estética; comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; papelarias, lojas de livros, discos e revistas; lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem; comércio de itens de cama, mesa e banho; lojas de móveis e lustres; imobiliárias; lojas de brinquedos; hotéis e afins.
Para evoluir da onda amarela para a verde, o município deve cumprir as restrições por 28 dias e ter, neste período, seus indicadores estáveis. Vale ressaltar que as cidades podem ser obrigadas a retroceder de onda, a qualquer momento, caso os dados epidemiológicos mostrem avanço descontrolado da doença.
Também nesta semana, a prefeitura de Itabira entregou 15 novos leitos da nova estrutura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). A área será exclusiva para os pacientes com covid-19. Com isso, Itabira chega a 338 leitos para internação, muitos deles provenientes de esforço da gestão municipal para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e que ficarão de forma permanente para a população. A unidade de saúde, que possuía apenas dois leitos para tratamento do novo coronavírus, passa a contar com 17 vagas de tratamento intensivo. Nesta aquisição, a Prefeitura empregou R$3.581.192,70. Além disso, o investimento estimado até outubro deste ano é de R$4.926.241,55.
PANDEMIA – Itabira adere ao Minas Consciente em fase da “onda amarela”; saiba o que pode funcionar