A partir da próxima quinta-feira (13/08), as lojas de Itabira terão novo horário de funcionamento. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira, a Prefeitura autorizou a retomada do funcionamento do comércio em horário convencional. O ajuste se faz necessário para proporcionar ao consumidor mais tempo para efetuar suas compras, além de evitar a aglomeração de pessoas nas ruas e comércios.
O decreto que regulamenta o funcionamento das atividades comerciais foi publicado nesta quarta-feira (12/08), no Diário Oficial do Município. As lojas poderão abrir as portas de 9h às 19h. Aos sábados, o funcionamento será de 9h às 13h. Além disso, os comércios do segmento de alimentação, como restaurantes e lanchonetes, já podem permitir o consumo de alimentos no interior dos estabelecimentos.
“Sabemos que a partir da liberação de funcionamento gradativa dos estabelecimentos comerciais, é preciso adaptar-se para a retomada das atividades e a circulação social nesse novo contexto, com especial atenção aos cuidados para enfrentamento da Covid-19”, ressaltou o presidente da CDL Itabira, Maurício Martins.
A CDL Itabira enfatiza a importância do distanciamento social como uma medida preventiva e pede a colaboração da população. “Se as pessoas evitarem sair de casa sem que haja real necessidade e tomarem os cuidados básicos de higiene, reduzirão o risco de contrair ou transmitir a doença. Isso é de extrema importância neste momento. Pelo bem de todos, faça sua parte e redobre os cuidados. As regras devem ser seguidas para oferecer proteção a todos e chegarmos a Onda Verde. Ao sair use máscara, evite aglomerações, higienize as mãos e pague com cartão”, frisou Maurício Martins
Os lojistas estão cientes das recomendações práticas para as atividades nesse cenário. Sendo assim, se comprometem a cumprir as normas de higienização e prevenção da Covid-19, como a obrigatoriedade do uso de máscaras – inclusive por clientes, fornecimento de álcool em gel 70%, medidas de limpeza e restrição de acesso no interior dos estabelecimentos.
Vale frisar que o município de Itabira mantém crescimento no número de pessoas recuperadas da Covid-19. Segundo o boletim epidemiológico de ontem (11/08), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o número de recuperados do novo coronavírus na cidade subiu para 1251 – 81% do total de casos confirmados (1535).
O comércio gera em torno de seis mil postos de trabalho no município. No entanto, a crise econômica provocada pelo novo coronavírus já causou prejuízos, demissões e levou algumas empresas itabiranas a encerrarem suas atividades.
Ainda permanecem impedidos de funcionar até que o município esteja na Onda Verde, de acordo com o programa Minas Consciente, os museus, cinemas, clubes, academias de lazer e esportivas, e turismo.
2 Comentários
Deixem morrer pra lá. Sexta, sábado,,domingo e segunda não saio de casa. Faço meu lookdow. Tem gente na rua c máscara suja, os álcool gel nas porta de loja tudo sujo defendo. Nemmm. Os capacetes dos mototaxi não tem touca descartável. Ônibus nem pensar em entrar. Guardar dinheiro e pagar táxi mesmo.
Tô fora. Não saio mesmo.