A partir desta quarta-feira, condutores de Minas Gerais vão ter mais uma opção para portar e apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV): impresso em folha A4. Além do digital, que já é válido em todo país, o documento poderá ser impresso de casa através do site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran MG).
A modalidade impressa, que já está válida a partir de desta quarta-feira, vai substituir a atual. “Em 2021 já não haverá mais o modo papel moeda e não há limites para impressão”, disse. “Além dos dados do proprietário do veículo, um QR code também estará impresso no documento que será usado para a conferência dos dados pelos agentes”, acrescentou.
Pandemia
Em função da pandemia do coronavírus, o CRLV não está sendo exigido dos condutores blitzes de trânsito. “Enquanto durar a pandemia, o documento não será exigido”, afirmou. Por enquanto é aceito o documento 2019.
Segundo os dados do Detran MG, em 2020, dos 11.554.587 veículos que compõe a frota mineira, 6.486.649 milhões estão licenciados, o equivalente a 64,52%.
Outra novidade
Futuros condutores vão poder iniciar o processo de habilitação em casa. A fase de legislação poderá ser on-line. A alternativa será em razão da covid19 e será opcional.
“Estamos cadastrando as autoescolas para oferecendo a modalidade remota de aulas. Estamos estudando a questão da prova de vida, que é para garantir que os alunos vão permanecer online o tempo todo, e não fraudar a aula com uma foto, por exemplo”, explicou o diretor.
Sem definir a data, o diretor disse ainda que as aulas online podem começar em setembro.