Considerados de alto risco de transmissão da Covid-19, academias, escolas de práticas esportivas e clubes podem mudar de nível e reabrir em algumas regiões de Minas nos próximos dias. Nesta quinta-feira (13), o governo admitiu que reavaliará a situação dessas atividades dentro do programa Minas Consciente.
Atualmente, conforme consta no site do Estado, apenas os municípios na onda verde – o que permite maior flexibilização social -, estão autorizados a liberar o funcionamento dos serviços. No entanto, na próxima quarta-feira (19), o governo anunciará se o segmento mudará de posição. A onda amarela é a intermediária e a vermelha a que tem mais restrições.
A análise será feita por um grupo executivo composto pelas secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, Geral, de Governo e Fazenda, além de uma consultoria técnico-legislativa. “Esse grupo que supervisiona o Minas Consciente decidiu pela realivação desses setores já na próxima quarta-feira, dia 19 de agosto”, informou o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral.
O gestor destacou que a mudança permitiria a retomada das academias e clubes mais rápido, mas sempre seguindo rígidos protocolos sanitários para barrar a contaminação pelo novo coronavírus. “Sempre uma retomada gradual, responsável e sempre considerando as manifestações e pretensões que são trazidas até nós, e que são sempre consideradas”, frisou.
Hoje, conforme o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido, 62 microrregiões de saúde estão com indicadores verde – com possibilidade de funcionamento das academias. Conforme balanço divulgado nesta quinta-feira, 450 cidades mineiras, que juntas representam 57% da população, estão aderidas ao Minas Consciente.