Na próxima semana, Itabira continuará na onda amarela do Minas Consciente. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a cidade manteve os índices favoráveis que a colocou nesta fase do plano do Governo de Minas, mesmo após a adoção de medidas mais flexíveis com relação à retomada gradual da economia.
Isso permitirá a continuidade, na próxima semana, do funcionamento de bares e restaurantes (consumo local); autoescolas e cursos de pilotagem; salões de beleza e atividades de estética; comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo; papelarias, lojas de livros, discos e revistas; lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados e artigos de viagem; comércio de itens de cama, mesa e banho; lojas de móveis e lustres; imobiliárias; lojas de brinquedos; hotéis e afins.
A manutenção dos serviços só é possível devido às taxas estáveis da doença no município e o índice baixo de ocupação dos leitos. No entanto, a SMS ressalta que tal índice é acompanhado diariamente e as orientações podem ser modificadas a qualquer momento. Por isso, é importante que os empresários cumpram os protocolos sanitários exatamente como estabelecidos, propiciando, ao máximo, um ambiente seguro ao consumidor, que também, tem suas obrigações na adoção das medidas preventivas. Desta forma, todos contribuem na redução da transmissão da covid-19 e possibilitando o funcionamento das atividades comerciais.
Ao aderir ao Minas Consciente, na última sexta-feira (7), a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, lembrou que este é o momento de toda a população trabalhar junto com o Governo Municipal para manter o controle da pandemia em Itabira. “Esta é uma fase que se abre na medida que fazemos um chamamento da sociedade, da população em geral, junto conosco para o controle da pandemia. Todos queremos achar um caminho para viver ‘o novo normal’. Para isso, com responsabilidade e segurança, precisamos ir acompanhando esse movimento, aos poucos, semana por semana de avaliação, semana por semana ganhando a condição e o crédito de poder liberar todas as atividades, o que não é o caso nesse momento. Mas é o primeiro passo”, esclareceu na época.
Minas Consciente
O Minas Consciente – Retomando a Economia do Jeito Certo é um programa estadual que orienta o resgate gradual e seguro das atividades econômicas em todo o Estado, durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O plano foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades, com o objetivo de auxiliar os municípios a agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados por Minas Gerais na contenção da pandemia.
Criado pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedese) e de Saúde (SES), propõe a retomada do comércio, serviços e outros setores, pouco a pouco, a fim de levar a sociedade à normalidade, por meio de um sistema de critérios e protocolos sanitários que garantam a segurança da população.
O plano setoriza as atividades econômicas por etapas. São elas: onda 1 (vermelha), referente aos serviços essenciais; onda 2 (amarela), serviços não essenciais; e onda 3 (verde), serviços não essenciais com alto índice de contágio por covid-19. Para evoluir da onda amarela para a verde, o município deve cumprir as restrições por 28 dias e ter, neste período, seus indicadores estáveis. Vale ressaltar que as cidades podem ser obrigadas a retroceder de onda, a qualquer momento, caso os dados epidemiológicos mostrem avanço descontrolado da doença.
Itabira tem hoje 1.658 casos confirmados de covid-19. Destes, 1.427 pacientes estão recuperados, 223 em isolamento domiciliar, dois hospitalizados e seis óbitos. Há ainda oito pessoas com suspeita da doença hospitalizadas.
1 comentário
Azar. Todos estão mto b eu m informados. Deixem morrer, bom esvaziar o planeta. Se tbm p ocupar os novos leitos .