A partir do dia 18 de agosto, os mesários serão convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para as Eleições 2020. Os avisos chegarão por e-mail ou por WhatsApp.
Segundo o TRE, para ser mesário, o eleitor deve ter acima de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral. São necessários 208.296 mesários para atuar nas 52.074 seções eleitorais de Minas Gerais.
Devido à pandemia de coronavírus, a biometria não será exigida neste ano.
“O TSE suspendeu a coleta biométrica no dia de votação. Primeiro, pelo contato do toque e, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a coleta pode demorar mais, aumentando o risco de aglomerações e filas”, destacou Pandolfi.
O Código Eleitoral estabelece que os mesários serão nomeados, preferencialmente, entre os eleitores da própria seção e, dentre estes, os que tenham nível de escolaridade superior, os professores e os servidores da Justiça.
Quem tiver interesse em ser mesário deve se inscrever no site do TRE-MG.
Já a pessoa que for convocada e não puder participar deve formalizar o pedido de dispensa. Não podem ser mesários candidatos e parentes deles, membros de diretórios de partidos que exerçam função executiva e autoridades policiais.