*Por Rádio Itatiaia
RESUMO
- O anuncio terá a presença do novo secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, que entrou no lugar de Marco Aurélio Barcelos
- O anuncio será feito primeiro para deputados representantes das regiões contempladas
- Na quarta-feira (26), Zema estará em Ipatinga, no Vale do Aço, onde o ele e o presidente Jair Bolsonaro participam do ato de retomada de um alto forno da Usiminas que estava desligado
- A visita à Ipatinga terá manifestação
O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) vai anunciar nesta terça-feira (25/08) várias obras com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Haverá também recursos do estado, mas a maior parte é do governo federal, somando quase R$ 100 milhões. Ao todo, dentro do pacote do BNDES, serão anunciadas oito obras. A informação sobre o anúncio é mantida em sigilo pelo governo e foi apurada com exclusividade pela Itatiaia.
O anuncio será feito primeiro para deputados representantes das regiões contempladas. O evento será virtual. Logo depois do anúncio, o governador fará uma um pronunciamento sobre o assunto, dentro da entrevista coletiva de 12h30, realizada diariamente para atualizar dados da pandemia.
Na quarta-feira (26/08), também acompanhando do novo secretário de obras, Romeu Zema estará em Ipatinga, no Vale do Aço, onde o ele e o presidente Jair Bolsonaro participam do ato de retomada de um alto forno da Usiminas que estava desligado. O governador vai acompanhar o presidente na agenda, marcada para as 11h.
Apesar de não haver nenhum recurso público envolvido, por causa da importância da indústria de aço para a economia brasileira, os chefes de estado participarão do evento. A retomada das atividades tem reflexos em vários setores produtivos, como a indústria automobilística, já que a Usiminas é a principal produtora de aços planos do Brasil e o principal mercado é a indústria automotiva.
No início de abril, por causa da retração econômica em função da Pandemia, a Usiminas havia anunciado a suspensão do funcionamento dos autofornos 1 e 2 em Ipatinga e também a paralisação temporária da usina em Cubatão, São Paulo.
A visita à Ipatinga terá manifestação. Está marcada, para as 10h, uma carreata que vai sair de Coronel Fabriciano e vai até Ipatinga. O ato é uma manifestação de apoio ao presidente e, ao mesmo tempo, um pedido de socorro, de acordo com os organizadores.