O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, revelou que o ministério está realizando testes para um possível tratamento contra a Covid-19, com uso da vacina BCG, normalmente aplicada em bebês recém-nascidos.
Segundo Marcelo Morales, secretário do ministério da Ciência e Tecnologia, alguns infectados que receberam a vacina têm resposta melhor contra a Sars-Cov-2.
Ele afirma que o Ministério já iniciou testes em mil profissionais de saúde, para entender a eficácia do tratamento. “Contratamos protocolos de pesquisa para testar esta hipótese.”
Marcos Pontes afirmou que ele mesmo foi uma das “cobaias” do tratamento com a vacina BCG, e que os resultados já foram enviados a uma auditoria independente que deve dar resposta em 14 dias.
BCG x Covid-19
O infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Julio Croda, que coordena o estudo no país, explicou que as regiões onde o maior número de pessoas receberam a vacina BCG parecem ter menos casos graves de Covid-19 em crianças.
Os estudos apontam que a BCG exerce um tipo de proteção em relação a doenças respiratórias, num período que vai de um ano a um ano e meio.
Ou seja, quem tomou apenas quando nasceu não tem mais a proteção da BCG nem para a tuberculose, nem para outras doenças.
Segundo Croda, o estudo busca avaliar se a vacina BCG, em curto prazo, previne internações e óbitos — isto é, complicações do novo coronavírus.
O período de acompanhamento do estudo é de um ano.