Os passeios de Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes, na Região Central de Minas Gerais, serão retomados após quase seis meses de suspensão, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O retorno da atividade, programada para voltar em 4 de setembro, foi anunciado, nesta sexta-feira (28), pela VLI, operadora do Trem Turístico que liga as cidades.
Procedimentos
- Redução da grade de trens;
- Redução da disponibilidade de assentos;
- Higienização dos assentos antes de cada passeio;
- Segregação dos acessos das entradas e saídas das estações;
- Demarcação de distanciamento nas áreas de embarque, desembarque e de acesso às bilheterias;
- Suspensão da feira de artesanato na estação e visitação do museu (São João del-Rei);
- Instalação de tapetes higienizadores e dispensadores de álcool em gel;
- Aferição de temperatura dos passageiros;
- Obrigatoriedade do uso de máscaras;
- Higienização das áreas comuns, como balcão da bilheteria, a cada embarque.
Horário de funcionamento das bilheterias:
São João del-Rei
A Prefeitura de São João del-Rei informou à reportagem que a suspensão das atividades turísticas abalou a economia local em quase 100%, já que a parte histórica é o grande atrativo da cidade. Além disso, ressaltou a importância da retomada desse serviço.
Tiradentes
A Prefeitura de Tiradentes disse ao Estado de Minas que, com o retorno da Maria Fumaça, espera que o movimento turístico aumente nos próximos dias. Esse segmento da economia local ficou suspenso por 114 dias e foi retomado, de forma gradual, em 14 de julho.
A prefeitura também informou que a cidade está devidademente preparada para receber os turistas e que todas as medidas de segurança contra o coronavírus estão sendo seguidas à risca pelos comerciantes.
Desde a chegada da doença no Brasil, um conjunto de ações para evitar a contaminação foi montado pela Secretaria de Saúde para manter a situação epidemiológica estável no município.
“A administração municipal de Tiradentes investiu efetivamente em ações, informações e conscientização para assegurar a saúde na cidade. Com a reabertura gradativa, é imprescindível que os turistas também apliquem os cuidados individuais e os protocolos sanitários exigidos pelo município”, destacou.
Tiradentes registrou, até a tarde desta sexta-feira (28), 15 casos confirmados da doença, sendo que um paciente – que tinha comorbidades – foi infectado e, posteriormente, faleceu. Todos os outros pacientes que contraíram a COVID-19 já estão recuperados.