Embora o processo de flexibilização esteja avançado em praticamente todo o Estado, a epidemia de Covid-19 ainda atinge um grande número de mineiros neste momento. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), há em Minas Gerais 30.505 pacientes com a doença no momento, sendo acompanhados pelo sistema de saúde.
Dentre esses pacientes, 1.554 estão internados em leitos de enfermaria da rede pública, enquanto 902 estão em UTI. Ou seja, somente na rede pública, há ainda 2.456 pessoas internadas por causa do novo coronavírus. A situação é mais séria na região de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.
De acordo com o boletim, houve em Minas mais 2.926 casos confirmados nas últimas 24 horas, chegando a 234.804 infectados desde março. Também foram registradas mais 129 mortes por Covid, chegando ao total de 5.837 óbitos.
De acordo com a SES, esses dados não refletem a realidade da epidemia neste momento, pois são relacionados a dados represados no sistema.
“De modo geral, esses números retratam os novos registros notificados à SES/MG nas últimas 24h, mas que ocorreram em períodos anteriores. Desse modo, o aumento no número de óbitos registrados nas últimas 24h pode não representar um aumento na transmissão da COVID-19, mas a qualificação do sistema de informação”, informou a secretaria.
A SES afirmou ainda que o sistema SIVEP-Gripe, do governo federal, que contabiliza as informações de casos da Covid-19, está com problemas de acesso e atualização das informações desde a última quinta-feira (3), impossibilitando a extração dos dados. Por isso, esse boletim epidemiológico não contempla os óbitos ocorridos nos últimos dias.