Ronaldo Magalhães foi confirmado como o candidato do PTB à Prefeitura de Itabira na noite desta terça-feira (8), em convenção partidária realizada no plenário da Câmara de Vereadores.
Na disputa pela reeleição, Ronaldo fará chapa com o advogado Gustavo Milânio, do PSDB, antes chefe de Gabinete do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG).
A candidatura de Ronaldo encabeça a coligação Frente Itabira – Ação e Desenvolvimento, formada por cinco partidos: MDB, PSDB, PP e DC, além do PTB. A aliança reúne cerca de 120 candidatos à Câmara de Vereadores. Somente do PTB serão 26 candidatos ao Legislativo, sendo 18 homens e oito mulheres.
*Trabalho e seriedade*
Ao ter o nome colocado para aprovação, Ronaldo falou do trabalho árduo para reestruturar e reequilibrar as contas da Prefeitura, o que permitiu à cidade retomar investimentos e realizar grandes obras de infraestrutura. “Muito tem acontecido, resultado de muito trabalho, bom relacionamento político e confiança do empresariado. Executamos projetos sérios, corretos e com resultados para a nossa comunidade. Itabira não pode arriscar”, disse o gestor.
O vice, Gustavo Milânio, foi escolhido e confirmado pela expertise e forte articulação com as principais forças políticas de Minas e de Brasília. “Eu me sinto honrado em compor a chapa contigo, por sua experiência e credibilidade política reconhecida por onde tenho passado. Ao chegar em Belo Horizonte (Tribunal de Contas) pude confirmar o quanto seu nome é reconhecido pela excelência de sua gestão”, destacou Milânio.
Os deputados Tito Torres, estadual, e Rodrigo de Castro, federal, participaram da convenção, oportunidade em que declaram apoio à candidatura de Ronaldo Magalhães. “Itabira está completamente diferente do que estava há quatro anos: melhorou a saúde, a educação, fez justiça social, realiza obras por toda a parte. Construiu um relacionamento político necessário para que Itabira continue crescendo e avançando”, comentou Tito Torres.
Rodrigo de Castro lembrou do reequilíbrio fiscal realizado na Prefeitura. “Você mostrou seu valor não só nas horas fáceis, mas em horas difíceis. Hoje, entrega o maior programa de obras da história da cidade, nos preparando para o futuro pós minério”.
*Perfis*
Formado em Matemática, Ronaldo nasceu e mora em Itabira, tem quatro filhos e três netos. Na área privada, atuou em empresas como a Pires e Alvarenga, de Li Guerra (ex-prefeito de Itabira e ex-deputado federal) e Grupo Belmont. Também, foi diretor da Acita, CDL e clubes de serviço.
Na esfera política, Ronaldo ocupou cargos decisivos nos governos de Luiz Menezes (1982, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico) e Li Guerra (1992, diretor da Itaurb). Foi também vereador (1997 a 2000) e presidente da Câmara (1998); prefeito (2001 a 2004); deputado estadual (2007 a 2010); e secretário adjunto de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas (2011 a 2012). Retornou à prefeitura em 2017, onde ocupa a principal cadeira da administração municipal.
Já o itabirano Gustavo Milânio é casado e tem dois filhos. É advogado, foi chefe de Gabinete da atual gestão de Ronaldo Magalhães (2017 a 2019) e chefe de Gabinete do presidente do TCE-MG, Mauri Torres (2019 a 2020).