Eleitores em Itabira com alguma deficiência ou mobilidade reduzida terão dois locais de votação de fácil acesso. Duas seções vão funcionar estrategicamente na região central da cidade.
Uma delas ficará na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (Eemza), Rua Irmãos D’Caux e a outra na Fundação Itabirana Difusora do Ensino (Fide), Av. Carlos Drumond de Andrade. Cadeirantes e qualquer pessoa com dificuldade de locomoção, que votam em outros locais, poderão pedir transferência provisória para estas escolas. A tendência é de que a acessibilidade seja estendida a outras áreas em um processo eleitoral, mas no futuro.
Segundo informações divulgadas no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no dia das eleições, os mesários vão preencher um formulário de identificação dos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. Isso possibilitará a atualização dos dados do cadastro eleitoral e um melhor direcionamento das ações do programa de acessibilidade.
Em Itabira estão cadastrados 599 eleitores com deficiência. Nas seções especiais, eles contarão com um espaço livre de barreiras e sinalizado para facilitar sua identificação, segundo informações do chefe do Cartório Eleitoral, Filipe Calijorne Diniz. O preenchimento do formulário, entretanto, não será usado para transferência imediata do eleitor. O prazo para solicitar o pedido de transferência foi aberto no dia 25 de agosto e se estende até 1º de outubro.
A transferência de seção é provisória e valerá apenas para as eleições de 2020. Os Mesários que irão trabalhar nas eleições, fora de suas seções, também podem pedir a transferência para o local onde estiver escalado. Neste caso, o prazo é maior, até o dia 9 de outubro.
Todo o procedimento deve ser realizado pela internet. De acordo com Filipe Calijorne, o Cartório Eleitoral está tendo expediente somente para serviços internos, pelo telefone 3831-6055 (12h às 18h) ou e-mail – [email protected]