A Receita Federal abre nesta quarta-feira (23), às 9h, a consulta para o quinto (e último) lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020. Neste lote, serão disponibilizados R$ 4,3 bilhões em créditos para 3.199.567 contribuintes.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.
Leia também:
Auxílio emergencial equivale a US$ 1 mil? Veja se Bolsonaro acertou nas contas
Fim do auxílio emergencial pode desacelerar retomada econômica, avalia Copom
Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento do banco.