Foi deflagrada no começo da manhã de 24 de setembro, em três cidades: Itabira, Santa Bárbara e Barão de Cocais, a operação Independência. Segundo o tenente-coronel Hudson Ferraz, comandante do 26º Batalhão de Polícia Militar (PM) essa operação integrada com a Polícia Civil foi à maior já realizada na região.
Ainda durante a operação, o oficial, e o delegado regional da Polícia Civil (PC) Helton Cotta atenderam a imprensa em uma entrevista coletiva, com o balanço parcial.
Foram mobilizados 175 agentes, sendo 115 militares em 28 viaturas; e 60 da Polícia Civil, lotados também nas unidades de João Monlevade e Ipatinga como apoio, delegacias que fazem parte do 12º Departamento da instituição de segurança pública.
Houve a participação da Rocca (Ronda Ostensiva com Cães) da PM, do canil de Belo Horizonte da PC, e uma aeronave. Até o final da manhã, eram 16 pessoas presas e quatro menores de idade recolhidos, em um total de 42 mandados de busca e apreensão, e outros nove de prisão.
Devemos agradecer as contribuições do Ministério Público e da Justiça que oportunizaram a presença das forças de segurança nas cidades. Tivemos apoio também da Polícia Militar Rodoviária e de Meio Ambiente. Recolhemos armas de fogo, simulacros (objeto que pode ser confundido com uma arma de fogo), drogas, balança de precisão e celulares veiculados a atividade criminosa. Assim contribuímos para a melhor sensação de segurança da comunidade”, disse o tenente-coronel Hudson Ferraz.
Não houve uma comunidade específica visitada pelos agentes em Itabira, e os suspeitos não têm atividades paralelas nas demais cidades que foram alvo dos mandatos. Com os detalhes apurados, haverá sustentação necessária junto ao Ministério Público e Justiça, evitando que voltem a cometer crimes com essas características. A PM permanece com atenção especial da zona rural, atacada devido ao menor aparato de segurança pública, e alvo quando bandidos ficam desarmados na cidade, em busca de armamento para dar continuidade às práticas criminosas.
“Temos que agradecer a população que contribuiu na quantidade e qualidade de informações fundamentais, em denúncias anônimas, para o êxito dessa operação cirúrgica. Os suspeitos são recorrentes no cometimento de crimes violentos, identificados após trabalho de inteligência. Diversos inquéritos e investigações apontaram essas pessoas, como envolvidas em tentativas e homicídios, tráfico de drogas e roubo de armas, sobretudo na zona rural. Todas as denúncias checadas nesse trabalho de convergência entre a Polícia Civil e a Polícia Militar”, afirmou o delegado regional Helton Cotta.
A operação resultou em:
– 16 Presos e 04 Menores Apreendidos;
– Em torno de 15.000,00 Reais apreendidos;
– 02 HT´s;
– 01 Drone;
– 01 Revolver.38;
– 01 Simulacro;
– 20 Munições;
– 08 Celulares;
– 04 Balanças de precisão;
– 92 Pinos cheios de cocaína;
– Grande quantidade de pinos vazios;
– 01 Pedra de crack;
– 16 Buchas de maconha;
– 01 Tablete de maconha;
– 07 Pássaros da Fauna Silvestre e 18 Galos da Índia.