O secretário de Educação em Itabira, José Gonçalves Moreira, enviou uma mensagem de áudio, por WhatsApp, a diretores de escolas das redes pública e particularde ensino, informando que a Prefeitura não vai liberar a abertura de nenhuma escola neste momento, apesar de o Governo do Estado ter autorizado a retomada de atividades presenciais nas salas de aula.
“A Prefeitura de Itabira tomou a decisão de manter fechadas as escolas no nosso município. A reabertura das escolas estaduais, municipais e particulares é com autorização do Município, não é mais do governador [Romeu Zema, Novo]. Isso é uma decisão do Supremo Tribunal [Federal]”, afirmou José Gonçalves.
A decisão de manter as escolas fechadas foi tomada porque dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam para um crescimento no número de casos de coronavírus desde a entrada de Itabira na onda verde do plano Minas Consciente. “Tivemos esse aumento no número de casos e é o momento de tomar mais cuidados. A escola é um local de socializar, então seria até difícil garantir esses cuidados”, lembrou o secretário.
Além do avanço no número de casos, Itabira registrou ontem a 15ª morte por coronavírus. A vítima é uma idosa de 89 anos. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) desde o dia 12 deste mês para uma cirurgia no fêmur.
O procedimento foi realizado e a paciente, encaminhada para a unidade de tratamento intensivo (UTI) para recuperação. Devido a um quadro suspeito de pneumonia, a idosa foi colocada em isolamento e iniciado o protocolo de tratamento para covid-19, confirmado por teste PCR. Com o agravamento do quadro, a paciente morreu ontem.
“Temos um protocolo definido e ele é muito rígido, como deve ser mesmo neste cenário de pandemia. Mas, mesmo aplicando esse protocolo em todas as escolas, elas não deixam de ser um local de aglomeração de pessoas. Precisamos buscar o cuidado neste momento e nos lembrar que ainda estamos lutando contra uma doença terrível”, alertou José Gonçalves.