Quinze mortes por coronavírus foram registradas em Itabira. O número se aproxima do de homicídios. Foram 18 assassinatos neste ano, segundo dados repassados pela Assessoria de Comunicação do 26º Batalhão da Polícia Militar ao Diário. O crescimento do número de mortes por covid-19 em Itabira segue uma tendência já registrada em outras cidades brasileiras, que tiveram a quantidade de mortes por homicídio superada pelas da doença.
Quando os números são analisados em todo o Brasil, por exemplo, as mortes por covid-19 registradas, ainda em julho, já haviam superado o número de homicídios e acidentes de trânsito no país, ocorridos em 2019. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, criado para monitorar os números do coronavírus no país, a partir das informações das secretarias estaduais de Saúde, no dia 22 de julho, o Brasil já havia superado a marca. De acordo com os dados, foram 41.635 assassinatos e 40.721 mortes em acidentes de trânsito no país, contra as 82.890 mortes pela doença naquele mês. Agora, o país ultrapassa os 140 mil mortos por covid-19 – 140.537.
Apesar da comparação não ser estatisticamente proporcional, como apontam alguns especialistas, pelo fato de o coronavírus ser uma doença de fácil contaminação e, consequentemente, por ter gerado uma pandemia em todo o mundo, o número de propagação é maior e mais rápido. A prova disso são cidades que registram um elevado número de mortes por coronavírus em 24h, o que não aconteceria ao se tratar de homicídios.