Às vésperas de completar seis meses do primeiro óbito pelo coronavírus em Minas Gerais, a doença tornou-se responsável pelas mortes de outros 7.227 mineiros. Balanço publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) na manhã deste domingo (27) indica que 47 mortes entraram para o relatório epidemiológico apenas nas últimas 24 horas, e, com estas, subiu para 7.228 o número de óbitos ocorridos em municípios mineiros em função de complicações relacionadas à infecção.
Sabe-se que até sexta-feira (25) as mortes tinham acontecido em 585 cidades de Minas Gerais – este dado é atualizado apenas nos dias úteis. O final de semana manteve elevada a proporção de óbitos no estado ligados ao novo coronavírus, foram 172 confirmados apenas entre sábado e domingo, uma média de sete mortes por hora.
Enquanto restam três dias para que se completem seis meses desde a morte ocorrida em Nova Lima na região metropolitana de Belo Horizonte, a primeira da pandemia em Minas Gerais, está prestes a completar sete meses do primeiro diagnóstico positivo no estado. Transcorrido este período, o número de casos do coronavírus aumentou de forma expressiva, principalmente após o mês de julho que é considerado o pico da pandemia em Minas Gerais.
Até este domingo, 288.619 pessoas contraíram o vírus segundo a Secretaria de Estado de Saúde, sendo que 2.269 dos diagnósticos confirmados para a Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas contadas a partir da manhã de sábado (26). Entre estes casos, há 28.295 que estão sob acompanhamento, enquanto outros 253.096 são dados como recuperados – aqueles em que os pacientes já receberam alta clínica.