A vice-prefeita Dalma Helena Ferreira Barcelos anunciou ontem à tarde, por meio de sua página no Facebook, sua desfiliação do PTB, partido do prefeito Ronaldo Lage Magalhães. Dalma Barcelos foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita em Itabira e, em uma “carta aberta ao povo itabirano”, além de anunciar a desfi-liação, criticou o machismo e o pouco espaço que as mulheres têm na política.
Dalma Barcelos disse que se desfiliou do PTB na sexta-feira (26/09), um dia antes de encerrado o prazo para o registro de pedidos de candidatura.
Especulava-se que seria candidata a vereadora. Dalma Barcelos é irmã do ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” (PDT), que já anunciou apoio à candidatura de Marco Antônio Lage (PSB).
Na “carta aberta ao povo itabirano”, Dalma Barcelos não faz nenhum tipo de referência ao cenário político atual e muito menos sobre as eleições de novembro, quando o candidato a vice-prefeito na chapa de Ronaldo Magalhães será o advogado Gustavo Milânio (também do PTB).
Na “carta”, a vice-prefeita confirma que está fora das eleições, mas continua a defender a igualdade de gênero. “Eu afirmo com o coração tranquilo, com muita lucidez e muito respeito a vocês, povo itabirano: escolhi pela desfiliação para possibilitar a reflexão que a igualdade de gênero não é uma bandeira partidária. Neste ano, não estarei na disputa por um cargo político. Sigo apoiando candidatas mulheres.
Eu acredito na política feita de mulheres para mulheres. Precisamos ocupar esses espaços. Reafirmo meu compromisso em atuar pela igualdade de gênero”, disse Dalma Barcelos, que não diz se apoia a chapa de Ronaldo Magalhães e Gustavo Milânio.