Para orientar a volta às aulas presenciais em Minas, foi publicado nesta quarta-feira (30/09) o protocolo sanitário da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) com orientações detalhadas para os gestores escolares. Leia aqui todas as normas. As regras foram adiantas nessa terça-feira (29/09) pela coluna Em Cima do Fato, da Itatiaia.
Desenvolvido por médicos, pediatras, infectologistas e outros profissionais da Saúde e da Educação, o documento traz medidas de segurança no contexto da pandemia, como restrições no ambiente escolar, higienizações constantes e alerta em casos suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus com possibilidade de suspensão das aulas presenciais por 14 dias.
O Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19 foi baseado em orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“O documento é uma orientação aos gestores escolares para que essa volta gradual das atividades seja segura para toda a comunidade. Fizemos um trabalho minucioso para que todos os cuidados sejam tomados com consciência e eficiência, e envolva os trabalhadores da Educação, pais e responsáveis”, afirmou o secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.
A volta às aulas está associada ao plano Minas Consciente, do Governo e Minas, que prevê a retomada para os ensinos infantil, fundamental e médio nas cidades que estão na Onda Verde e para o ensino superior nas que estão na Onda Amarela.
As instituições dos ensinos infantil, fundamental e médio podem reabrir a partir de 5 de outubro, desde que estejam adaptadas; as de ensino superior, a partir desta quarta-feira (30), se estiverem prontas para cumprirem as regras.