Com saldo positivo, a Prefeitura de Itabira encerra neste fim de semana a campanha de vacinação antirrábica itinerante, que busca manter o controle da raiva animal. Com esta ação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS)/ Diretoria de Controle de Zoonoses imunizou mais de 13 mil animais do município, incluindo os distritos e a região rural.
O término da campanha será no bairro Pedreira nesta sexta-feira (02/10) e sábado (03/10). Três postos foram escolhidos para o atendimento na sexta-feira: Alto da Barbacena (das 8 às 12 horas), Centro de Referência de Assistência Social – Cras Pedreira (das 13 às 17 horas) e Centro Comunitário (das 8 às 17 horas). No sábado, a equipe de zoonoses estará na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e na Venda do Ouro. Nos dois locais, o atendimento será das 8 às 17 horas.
Devem ser vacinados cães com idade a partir dos três meses. Os animais doentes não podem ser imunizados. Para facilitar a vacinação, cães de grande porte devem estar de focinheira. Já os gatos devem ser levados dentro de um saco de linhagem ou em caixa de transporte.
Campanha itinerante
A diretora de Controle de Zoonoses Kelley de Pinho Generoso explicou que, por causa da pandemia do novo coronavírus, a campanha deste ano aconteceu de forma descentralizada e itinerante. Cerca de 40 postos volantes de vacinação foram definidos nos bairros. Os locais incluíram praças públicas, centros comunitários, igrejas, escolas e outros endereços com medidas sanitárias e de segurança. “Para evitarmos aglomerações, distribuímos os postos de vacinação ao longo dos meses e não fizemos o tradicional dia D de vacinação”, disse.
A SMS informou que não fornecerá doses à população, sendo a vacina restrita aos locais definidos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3839-2643 (Diretoria de Controle de Zoonoses).
A raiva animal
A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da doença, que propaga-se principalmente em contato com a saliva, mordedura, lambida de feridas abertas, mucosas e arranhões de animais infectados. A raiva um alto grau de letalidade: mesmo quando tratada, a chance de morte é de quase 100%.
Vá lá:
Cras Pedreira – Rua Pintassilgo, 264.
Centro Comunitário Pedreira – avenida Luiz Lott, s/n.
UBS Pedreira – Rua Pássaro Verde, 100.
Venda do Ouro – Praça Venda do Ouro, Pedreira de Cima.