A partir do dia 5 de outubro, a Cemig vai implementar, em fase de projeto piloto, uma nova forma de pagamento para os clientes na cidade de Santa Maria de Itabira. O projeto piloto, que vai durar até o final deste ano, permitirá que os clientes possam efetuar o pagamento no momento em que o leiturista estiver fazendo a leitura dos medidores. O pagamento poderá ser feito exclusivamente por meio da máquina física nas modalidades de cartão de débito ou crédito. A cidade de São Joaquim de Bicas, na região central do estado, também vai receber o projeto.
Para a segurança dos clientes, é importante salientar que os leituristas da força de trabalho da Cemig estão sempre identificados com crachás e uniformes. O gerente de Arrecadação e Adimplência da companhia, Wellington Cancian, informa aos clientes sobre os procedimentos do novo pagamento oferecido pela companhia.
“Os leituristas estão devidamente identificados com crachás e uniformes. Antes de pagar, o cliente deve conferir na tela da máquina ou no comprovante de compra, o CNPJ da Cemig (06.981.180/0001-16). Essa informação também consta na sua fatura, então basta compará-los e só depois efetivar a operação”, explica o gerente.
Vale destacar que o cliente da Cemig continua tendo a possibilidade de colocar sua conta em débito automático ou pagá-la por outros meios: canais digitais bancários, agências bancárias físicas, agentes arrecadadores credenciados e casas lotéricas.
Avisos de cortes e débito automático
Antes do corte de energia, a Cemig entra em contato com o cliente por meio de diversas formas de comunicação, visando evitar que o fornecimento de energia seja interrompido. Os clientes são alertados sobre o atraso nas faturas via e-mail, SMS, cartas e contato telefônico. A informação também vem em destaque na fatura, no campo “reaviso de contas vencidas/débitos anteriores”. Ao receber a conta, o cliente deve verificar esse campo, que é destacado em amarelo no formulário, para identificar possíveis notificações de débitos pendentes. Observar essa informação na conta de luz pode evitar suspensão do fornecimento de energia e custos adicionais com a religação.
Para garantir o recebimento desses comunicados, é fundamental que o cliente mantenha seu cadastro e seus contatos atualizados junto à empresa. “Por isso, recomendamos aos nossos clientes que cadastrem seu e-mail e telefone para receber mensagens da Companhia sobre andamento de serviços e também faturas pendentes, por meio dos canais digitais, como o número de WhatsApp (31 3506-116), aplicativo Cemig Atende e o Cemig Atende Web no site www.cemig.com.br”, informa Wellington Cancian.
Uma opção que pode evitar a situação de inadimplência é a adesão ao débito automático em conta bancária. O cliente pode realizar o cadastro para esta transação em seu banco de preferência, utilizando o código disponível na própria fatura. O procedimento é simples e precisa ser realizado uma única vez. Clientes dos bancos Santander e Itaú podem realizar o cadastro diretamente nos canais de atendimento Cemig.