O Corpo de Bombeiros registrou 40 chamados para atender a ocorrências de afogamentos em Minas Gerais somente no mês de outubro, até esta segunda-feira (12). O número fica ainda mais assustador quando comparado a todo mês de setembro: 49.
Os militares informaram que os acidentes ocorreram em lagos, rios, represas, piscinas, cachoeiras e em outros ambientes aquáticos.
Eles alertam que, embora o afogamento pareça ter a causa simplesmente na falta de habilidade em nadar, as estatísticas apontam um dado alarmante: afogamentos também acontecem com pessoas que sabem nadar.
Por essa razão, a corporação orienta que os banhistas procurem sempre um local onde exista a presença de guarda-vidas ou do Corpo de Bombeiros.
Os militares ainda orientam para que as pessoas não entrem em águas poluídas ou em locais onde há aviso de perigo, fiquem atentos e respeitem as placas e faixas de advertência.
Montes Claros
Na tarde deste domingo (11), duas equipes do Corpo de Bombeiros e um helicóptero foram deslocados para atender a um chamado de afogamento em uma lagoa, nos fundos de um clube, em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais.
Um homem de 57 anos se banhava com amigos e, por motivos desconhecidos, submergiu e não voltou mais à superfície.
Militares mergulharam e encontraram a vítima após cinco minutos. Ela estava a uma profundidade de cerca de três metros.
A equipe médica da aeronave iniciou os procedimentos de reanimação, porém após várias tentativas, o médico constatou a morte.
Dicas do Corpo de Bombeiros
- Nunca nade sozinho;
- Se ingerir bebida alcoólica não entre na água;
- Permaneça próximo à margem;
- Nunca salte de locais elevados para dentro da água
- Não faça brincadeiras de mau gosto (caldos, trotes, saltos);
- Obedeça as orientações dos bombeiros ou dos salva-vidas;
- Evite fazer refeições pesadas antes de entrar na água;
- Pais ou responsáveis: não deixem as crianças sozinhas;
- Evite permanecer próximo de onde haja embarcações.