Feito há aproximadamente dois mil anos, uma figura felina esculpida em uma encosta foi descoberta por arqueólogos, no Peru, na quarta-feira (15/10) passada. Ele compõe as Linhas de Nazca, um conjunto de desenhos zoomórficos encontrados no sul de Lima, capital do país.
A figura do gato mede cerca de 37 metros e, segundo o Ministério da Cultura do Peru, foi criada entre 200 a.C. a 100 a.C. Ainda segundo o órgão, é comum encontrar felinos esculpidos em cerâmica e artigos têxteis na antiga sociedade dos Paracas.
“A figura quase não era visível e estava prestes a desaparecer devido à sua localização em uma encosta bastante íngreme e aos efeitos da erosão natural”, explicou o Ministério da Cultura do Peru. A área onde o desenho foi encontrado está na lista de Patrimônio Mundial da Unesco, que definiu as Linhas de Nazca como: “são o grupo de geoglifos mais notável em qualquer lugar do mundo, incomparáveis em extensão, magnitude, quantidade, tamanho, diversidade e tradição antiga a qualquer trabalho semelhante no mundo. A concentração e justaposição das linhas, bem como a sua continuidade cultural, demonstram que esta foi uma atividade importante e duradoura, com cerca de mil anos de duração”.