Cinquenta e nove urnas eletrônicos foram substituídas em municípios de Minas Gerais, até 9hs da manhã deste domingo (15/11) de eleições municipais.
O número de equipamentos que obrigatoriamente foram trocados por outros é atualizado em tempo real pelo sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), cuja sede está à avenida Prudente de Morais, no bairro Cidade Jardim, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Em Belo Horizonte, eram seis os equipamentos trocados até a publicação da matéria.
Segundo o setor de comunicação do TRE, nenhuma das urnas em Minas Gerais foi substituída por outro método de votação. Significa que cada urna com problema técnico pôde ser imediatamente trocada por um equipamento eletrônico em funcionamento pleno.
Sistema em tempo real do TRE indica que são 44.342 urnas distribuídas em 13 regiões diferentes do estado, sendo a metropolitana de Belo Horizonte a que concentra o maior número de urnas – são 13.363. até 9h53, 15 urnas tinham sido trocadas nesta área de Minas Gerais.
A localidade estadual com menor número de urnas é o Vale do Mucuri, que recebeu 807 equipamentos eletrônicos para as eleições municipais. O percentual de urnas substituídas no Estado é inferior a 0,2% do total até o momento.