*Por Rádio 98FM
A Vale iniciou nesta quarta-feira (18/11) o protocolo de emergência em Nível 2 da barragem Norte/Laranjeiras, da mina de Brucutu, em Barão de Cocais. Diante disso, nos próximos dias 34 pessoas que residem na Zona de Autossalvamento da estrutura vão ser retirados de casa.
De acordo com o comunicado, a remoção será feita de forma programada, conduzida pela Defesa Civil, com o acolhimento das famílias pela Vale que prestará toda a assistência necessária às famílias até que a situação seja normalizada.
A Vale informou que a medida visa o acompanhamento das condições de segurança de suas estruturas. A mineradora também informou que mantém campanha de investigação geotécnica das estruturas.
A companhia ressaltou que a barragem Norte/Laranjeiras não recebe mais rejeitos rejeitos e que não faz parte do plano de produção de minério de ferro desde dezembro do ano passado.A Vale também afirmou que o aumento do nível de emergência reflete o estado de precaução da companhia, já que não observadas alterações relevantes quanto aos fatores de segurança da barragem.