Como já é de conhecimento de todos, Itabira vive um período de grave pandemia. Já são quase oito meses de restrições. Infelizmente, parte da população tem demonstrado comportamentos inapropriados. As pessoas cansaram do isolamento e estão aglomerando, fazendo festas, não estão fazendo uso adequado de máscaras e descuidando da higienização das mãos.
Nos últimos dias, foi observado uma elevação do número de casos notificados de COVID-19 no município, o boletim epidemiológico de quinta-feira (26/11) apontou 83 novos casos da doença. A média móvel de casos da última semana (15/11 a 21/11) foi de 30,1 novos casos/dia, é a maior média móvel desde o fim de maio quando teve início a testagem em massa de assintomáticos no município. Dados da Central de Monitoramento da COVID-19 da Secretaria Municipal de Saúde de Itabira revelam ainda que o número de suspeitos em monitoramento quase dobrou.
Diante da situação apresentada, observa-se que a média da taxa de transmissão da (RT Covid-19) em Itabira nos últimos 7 dias ficou em 1.27. Isto significa que se continuar nesse ritmo, os 83 casos positivos levariam ao 9º dia 568 pessoas transmitindo Covid-19 e 43 poderiam precisar de leito hospitalar. Assim no sétimo dia no sistema de saúde municipal estaria comprometido.
A Secretaria de Saúde alerta que a principal medida de proteção no combate à Covid-19 ainda são as medidas de distanciamento social e uso de máscara. Para sucesso na contenção do vírus e dos seus agravos e evitar os óbitos é essencial a adoção destas medidas por cada um de nós. É necessário preservar a sua saúde e de quem você ama.
Mesmo sem os sintomas podemos carregar o vírus. Evite aglomerações, mantenha distância de 2 metros de outras pessoas, faça uso de máscara e álcool gel. Lave as mãos com frequência e evite leva-las ao rosto. Mesmo não sendo grupo de risco podemos transmitir.
Não é só sobre a sua vida é sobre a vida de todos. É sobre não levar o vírus pra casa, pra quem a gente ama. Cada um fazendo a sua parte. Itabira pede cuidado.