Por G1 Mundo
Tony Hsieh, criador e ex-CEO da rede de varejo online de sapatos Zappos, morreu nesta sexta-feira (27), aos 46 anos. Sua advogada Puoy Premsrirut disse à imprensa que Hsieh não resistiu aos ferimentos decorrentes de um incêndio em sua casa no estado norte-americano de Connecticut, noticiou a Associated Press.
A Downtown Project, projeto sediado em las Vegas que Hsieh também fundou, divulgou uma nota de pesar e informou que ele faleceu em “em paz” e cercado por familiares. “A gentileza e a generosidade de Tony tocaram a vida de todos a seu redor e iluminaram o mundo para sempre”, diz a nota. “Nós convidamos a todos para celebrar a vida dele conosco”, conclui.
Hsieh se aposentou da Zappos, empresa que dirigiu por 20 anos, em agosto de 2020. “Seu espírito sempre será parte da Zappos”, publicou a companhia em sua rede social. “O mundo perdeu um tremendo visionário e um incrível ser humano”.
Carreira de Tony Hsieh
O empreendedor cresceu na região de São Francisco, na Califórnia. Sua primeira empresa, a LinkExchange, foi vendida para a Microsoft quando ele tinha apenas 24 anos.
Após se formar na Universidade Harvard, em 1999, montou a empresa de venture capital Venture Frog, que se juntou à construção da loja online de sapatos ShoeSite.com, que se transformaria na Zappos. Em 2009, ele vendeu sua participação na empresa para a Amazon por US$ 1,2 bilhão, mas seguiu à frente do negócio até sua aposentadoria três meses atrás.
Residente de Las Vegas, Hsieh liderou um movimento para revitalizar o centro da cidade. Em 2013, ele mudou a sede da Zappo para o prédio que abrigou o las Vegas City Hall e anunciou um investimento de US$ 350 milhões para o desenvolvimento da região.
“Tony Hsieh teve papel primordial na transformação do centro de Las Vegas, escreveu em um tuíte o governador de Nevada, Steve Sisolak.
Amigo pessoal de Hsieh, o skatista Tony Hawk também se pronunciou em suas redes sociais. “Ele era um visionário. Era muito generoso e estava dedicado a dividir sua enorme expertise com todos”, disse.