Foi deflagrada, nesta sexta-feira (04/11), simultaneamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, a Operação VETUS, com o objetivo de combater crimes de violência contra idosos.
A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e operacionalizada pelas Polícias Civis das unidades federativas. De acordo com o Ministério da Justiça, a operação investiga o aumento de casos de maus-tratos contra idosos durante a pandemia.
Segundo dados do disque 100, que recebe denúncias de violações de direitos humanos, foram registradas quase 7 mil denúncias de crimes contra idosos do primeiro dia de outubro até esta quinta-feira (03/11).
Na área de abrangência da Delegacia Regional de Itabira, a Polícia Civil investigou diversas destas denúncias ao longo dos dois últimos meses.
Foram instaurados Inquéritos Policiais em alguns casos específicos, nos quais comprovou-se a prática des crimes previstos no Estatuto do Idoso: abandono, maus-tratos e apropriação de proventos. Em outros casos, foram solicitadas aos órgãos responsáveis medidas de proteção à idosos que se encontravam em estado de vulnerabilidade.
Constatou-se ainda, nestas visitas, que grande parte das denúncias, normalmente feitas por vizinhos, eram infundadas, ou seja, os idosos não eram vítimas de crimes ou passavam por situação de vulnerabilidade.
A Polícia Civil recomenda que a sociedade sempre denuncie pelos canais disponibilizados quaisquer notícias de crimes, sejam elas em desfavor de idosos ou não. Todas estas denúncias serão averiguadas e investigadas.