Por G1 Minas
Depois da Prefeitura de Belo Horizonte anunciar a restrição do consumo de bebida alcoólica em bares e restaurantes, a administração municipal de Nova Lima, na Região Metropolitana, seguiu o mesmo caminho. Decreto assinado pelo prefeito, nesta sexta-feira (4), proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e feiras na cidade.
A decisão é válida a partir de segunda-feira (7). O documento justifica a decisão com base no aumento de casos notificados na cidade, além das internações hospitalares.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (1º), Nova Lima tinha 20.525 casos notificados, 5.105 casos confirmados e 52 mortes. O bairro Vila da Serra é que o mais registra confirmações, com 652 casos, seguido pelo Jardim Canadá, com 620. Já o bairro Vila Nova Betânia, na Região da Sede, é o único sem confirmações na cidade, até então. De acordo com o IBGE, o município tem 96.157 habitantes.
Com a decisão, fica suspensa a comercialização de bebidas alcoólicas para consumo em bares, restaurantes, feiras, cantinas, lanchonetes e padarias, lojas de conveniência, independentemente da localização, se dentro ou fora de shoppings, por exemplo.
O texto cita, ainda, a proibição do uso do espaço público para preparo de alimentos, churrascos e consumos de bebida alcoólica em grupo. Isso vale para vias, logradouros e praças públicas, enquanto durar o estado de calamidade pública em Nova Lima.