Por G1 Mundo
A comissão federal de comércio dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (9) que entrou com um processo contra o Facebook por monopólio. O órgão alega que a empresa está mantendo ilegalmente seu domínio nas redes sociais por meio de uma conduta anticompetitiva praticada há muitos anos.
As investigações contaram com uma coalizão de procuradores-gerais de 46 estados do país, além de o Distrito de Columbia e Guam. A queixa diz que o Facebook realizou uma “estratégia sistemática” para eliminar “ameaças ao seu monopólio”, que envolveu as aquisições do Instagram, em 2012, e do WhatsApp, em 2014.
“Esse tipo de conduta prejudica a concorrência, deixa os consumidores com poucas opções de rede social pessoal e priva os anunciantes dos benefícios da concorrência”, disse a comissão de comércio, em comunicado.
Entre as possíveis consequências da ação citadas pela comissão estão a venda de ativos, incluindo Instagram e WhatsApp, e a proibição o Facebook de impor condições anticompetitivas aos desenvolvedores de software.
Outra demanda da comissão é exigir que o Facebook solicite aviso prévio e aprovação para futuras fusões e aquisições.
Google também sofre processo nos EUA
Em outubro passado, o Google também foi alvo de processo antitruste nos Estados Unidos, sob acusação de monopólio em seu sistema de buscas.