A prefeitura de Itabira divulgou neste domingo (13), nota sobre a morte de uma profissional de saúde do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) pelo novo coronavírus – covid-19.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o momento não existem resultados de exames que possam tornar o caso confirmado para covid-19, embora todos os principais sinais e sintomas realmente conduzam a essa definição. “Portanto, o caso está classificado como óbito suspeito”, informa a nota.
O óbito trata-se de uma profissional de enfermagem, 36 anos e sem comorbidades. Segundo informações apuradas, iniciou suas atividades laborais no HMCC em julho de 2020, onde recebeu treinamento na data de sua admissão com serviço de controle de infecção hospitalar (SCIH). Posteriormente, permaneceu no horário administrativo para realização de treinamento setorial para trabalhar em escala de revezamento. Passando este período, atuou em plantões.
Sobre o óbito
Na última quinta-feira (10), a profissional não compareceu ao trabalho. Foi atendida à noite – assim que procurou a rede – e recebeu Prescrição e Termo Isolamento. Como tinha registro de dois dias de sintomas, não foi possível realizar a testagem. No fim da tarde deste sábado (12/12), a colaboradora paciente deu entrada na unidade de urgência por não apresentar melhora nos sintomas, onde foram realizados teste rápido (com resultado negativo) e exame RT-PCR (ainda sem resultado). Porém, manifestou piora do quadro em quatro horas e evoluiu para óbito apesar de todo suporte de vida disposto à mesma.
“A Secretaria Municipal de Saúde lamenta a morte e presta condolências à família, manifestando muito pesar por tão grande perda, assim como se solidariza com cada um e com os diversos profissionais de saúde neste momento de dor”, finaliza a nota.
Boletim Covid-19
Itabira registrou até este domingo (13), 4.577 casos da Covid-19, 4.052 já se recuperaram, 467 pessoas estão isoladas em casa após resultados positivos, e outras 26 estão hospitalizadas. Há ainda 12 pacientes com a suspeita do vírus em hospitais da cidade.
Desde o começo da Pandemia, o município registra 32 mortes em consequência do novo Coronavírus. Um óbito, da profissional em enfermagem, segue em investigação.
1 comentário
Quando o antigo hospital perto da igreja do Rosario ficará pronto? Pra onde foram as verbas deste serviço? E o hospital da Unimed, tbm fica pronto qdo mesmo? Sou radiologista, louca para trabalhar lá em tomografia e ressonância. Gera emprego e saúde. Salvam vidas