A Prefeitura de Santa Maria de Itabira realizou, nesta segunda-feira (14/12), uma série de reuniões com empresários dos segmentos comercial e de serviços do município. O objetivo foi esclarecer sobre as medidas de restrição a serem reforçadas nas empresas, em relação ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 e a entrada da microrregião que a cidade faz parte na onda Vermelha do Programa Minas Consciente, do governo do Estado.
A classificação do Programa Minas Consciente (www.mg.gov.br/minasconsciente) foi criada pelo governo estadual para orientar as cidades na retomada das atividades econômicas, enquanto durar a pandemia.
Durante as reuniões, a Secretária de Saúde, Janaína Machado expos a atual situação de contaminação na cidade, que se encontra em crescimento preocupante, expondo também o quadro de ocupação de leitos Covid-19 na microrregião, que inspira preocupações.
O Chefe de Gabinete, Eduardo Martins expôs a necessidade de contar com a plena participação dos empresários na manutenção das restrições para ampliar também a conscientização da população. De acordo com ele, “é preciso muito trabalho de todos para evitar que a situação de contaminação chegue a um ponto onde a suspensão de atividades não essenciais acabe sendo a única solução”.
Durante os eventos, foram distribuídos folhetos contendo as regras obrigatórias, segmentadas por tipo de atividade empresarial. Essas regras serão a base da fiscalização da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. Dentre as regras, algumas são comuns a todos os estabelecimentos, como disponibilidade de álcool em gel 70% para clientes e funcionários, acesso de clientes exclusivamente com máscara, limitação de clientes de acordo com o tamanho do estabelecimento e higienização de superfícies e pisos.
No caso de bares, restaurantes e lanchonetes, o horário de atendimento ficou restrito até às 22h em qualquer dia da semana, atendimento exclusivo para clientes em mesas, limite de clientes por mesa e distanciamento entre elas.
O boletim epidemiológico distribuído ontem apontava 10 pessoas com confirmação de contaminação e 29 com Síndrome Gripal não determinada, todos em monitoramento pela Secretaria de Saúde. No total, Santa Maria já teve 140 casos confirmados desde o início da pandemia.