Às 17h50 desta terça-feira (22), passadas mais de dez horas desde que houve um acidente na BR-040, em Nova Lima, às 7h30, o trânsito na via foi finalmente liberado nos dois sentidos.
Motoristas aguardaram por todas essas horas em filas quilométricas, que chegaram a 9 km no sentido Distrito Federal e 17 km no sentido Rio de Janeiro, segundo informações da concessionária Via 040.
A via teve que ser totalmente interditada para garantir a segurança. Isso porque houve vazamento de combustível. A carreta transportava 25 mil litros de gasolina e 5 mil de óleo diesel.
O acidente foi na altura do km 565, perto do condomínio Alphaville, no sentido Belo Horizonte.
A cabine e carroceria do veículo se desprenderam. O motorista ficou levemente ferido.
Além de equipes da Via 040, o acidente também mobilizou militares do Corpo de Bombeiros.
Um guindaste especial contratado pela transportadora iniciou a remoção do tanque por volta de 16h. Nesse horário, já tinha sido aplicada espuma nos quatro compartimentos do tanque e estava sendo feito o monitoramento de gases de forma periódica.
Além do destombamento, foi necessário fazer a lavagem das vias.
Acidentes com produtos perigosos
De acordo com a concessionária, em acidentes com produtos perigosos e com vazamento, o procedimento é interdição total da pista e em seguida acionamento do Corpo de Bombeiros.
“O Núcleo de Emergências Ambientais também é acionado. A empresa transportadora é responsável pela remediação do acidente, já que possui licenças ambientais e seguro para essa atividade”, informou a Via 040.