Uma mulher de 101 anos foi a primeira alemã a receber a vacina contra o coronavírus, neste sábado (26), de acordo com a agência de notícias Reuters.
Ela recebeu a vacina da Pfizer/BioNTech um dia antes da campanha nacional de imunização na Alemanha e da campanha em massa prevista pela União Europeia em 27 países.
A mulher, Edith Kwoizalla, vive em uma clínica de cuidados para idosos na cidade de Halberstadt, localizada no leste do país. De acordo com a imprensa local, além dela, mais 40 residentes e 11 funcionários foram vacinados.
Ainda neste sábado, os 16 estados alemães receberam cerca de 10 mil doses da vacina. A organização do programa de imunização será regionalizado e tem como prioridade atender a asilos e clínicas para idosos. O país já tem mais de 400 centros de vacinação para atender seus cerca de 83 milhões de habitantes.
O governo federal planeja distribuir mais de 1,3 milhão de doses para as autoridades de saúde locais até o fim de 2020 e mais 700 mil doses por semana durante o mês de janeiro.
“Nós decidimos que iremos começar oferecendo vacina aos mais frágeis”, disse o ministro da saúde alemão, Jens Spahn. “Quando chegar o momento, cada um de nós será vacinado”, concluiu.