A cidade de Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, instalou uma barreira sanitária na entrada do município para aferir a temperatura e dar orientações para quem chega à cidade neste fim de ano. Os veículos são abordados e se qualquer ocupante apresentar febre, ele é direcionado para uma unidade de saúde.
Uma ambulância fica no local e leva a pessoa diretamente para o hospital, ao invés de deixar ela seguir para a cidade. A ideia é evitar que as pessoas entrem contaminadas e disseminem ainda mais o vírus. Nesta terça-feira (29), não foi detectada nenhuma pessoa com sintoma durante a fiscalização.
As barreiras devem ocorrer nos próximos dias até a virada do ano em vários horários. Outras medidas também foram adotadas para evitar a disseminação do coronavírus no Ano Novo. Ficou proibido o show de fogos que ocorre anualmente na orla da lagoa da cidade e está proibido também o estacionamento de veículos no local.
Uma intensa fiscalização, segundo a prefeitura, será realizada na próxima quinta-feira (31) para evitar que haja aglomerações na orla. Quem estacionar no local será multado. Os bares e restaurantes também serão fiscalizados.