O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) declarou que pretende rever o convênio para captação de água do rio Tanque, no distrito de Senhora do Carmo. O problema, segundo ele, é a necessidade de bombeamento de água para abastecer Itabira, por causa do custo adicional que seria gerado para o consumidor.
A revisão desse projeto está citada na carta-compromisso lida pelo prefeito durante sua cerimônia de posse, na sexta-feira (1º/01). “Saneamento básico em dia. É hora de dotar Itabira do indispensável, que vem faltando assiduamente em nossas casas, a água. Teremos que rever o documento assinado com a Vale e ver se, realmente, é essa a solução mais prática e rápida para Itabira. Eu vi no documento, 2026. Não é possível esperar até 2026”, afirmou, arrancando aplausos da plateia.
Marco Antônio disse também que não vai admitir a possibilidade da população pagar mais caro pelo acesso à água. “Não queremos instalar sistema de água com bombeamento das fontes que, certamente, vai encarecer sobremaneira o custo para o consumidor. Precisamos encontrar um meio mais rápido e mais barato para o consumidor de resolver esse vergonhoso e terrível problema”, destacou.