A Câmara de Itabira iniciou o ano com uma reforma do plenário, que está sendo realizada pela empresa Sérvulo, ao preço de R$ 325.119,29. O edital da licitação cita que uma das paredes está mofando e a forma de resolver e evitar que o problema volte é com a colocação de revestimento em porcelanato. A obra consiste ainda na troca do carpete da assistência – local destinado ao público durante as reuniões – por piso vinílico, do piso na sala de som e da escada de acesso à assistência. Para resolver o problema de infiltrações, será colocado revestimento em porcelanato esmaltado na sacada. O teto do plenário receberá forro em ripa com MDF freijó, forro de gesso emassado e pintado e as mesas serão envelopadas com fórmica preta. Ainda serão instaladas luminárias plafon nas áreas externas, arandelas e spots LED de embutir.
“A Câmara não possui em seu quadro pessoal profissional habilitado para a reforma interior do plenário e sacada. Assim, é imprescindível a contratação de empresa para execução do projeto de reforma, com todos os materiais e equipamentos necessários para a obra completa”, detalha o edital de licitação.
O ex-presidente Heraldo Noronha Rodrigues (PTB) disse, quando do lançamento do edital, que a reforma é necessária. “Já tinha muito tempo [a última foi em 2014] que a Câmara não recebia uma reforma. Está tudo muito feio e quando chove aparecem muitas goteiras, as paredes estão mofando. O povo merece um conforto maior e a Câmara é a casa do povo”, ressaltou o petebista à época. Toda a obra será custeada por recursos próprios da Câmara e deve ser concluída em março.
O novo presidente da Câmara, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), foi surpreendido com a obra, assim que chegou para trabalhar anteontem. A expectativa dele é que a obra não comprometa os trabalhos dos vereadores quando forem iniciadas as reuniões, em fevereiro. “Cheguei aqui e vi essa obra, mas já está empenhada. Vou conferir o contrato e verificar para não haver irregularidades ou atrasos”, disse.