O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, convidou governadores dos 26 estados e do Distrito Federal para uma reunião na manhã desta segunda-feira (18), em São Paulo, para fazer uma “distribuição simbólica” dos 6 milhões de doses da Coronavac.
Coordenador da temática de vacina no Fórum Nacional de Governadores, o governador do Piauí, Wellington Dias (PI), disse à CNN que o encontro deve acontecer às 7h, no depósito do Ministério da Saúde localizado no Aeroporto de Guarulhos.
Segundo Dias, a ideia é que Pazuello também faça o anúncio oficial da data de início da vacinação em todo o Brasil. Os governadores pediram ao ministro para começar a imunização na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, como o ministro informou a prefeitos na semana passada.
O chefe do Executivo estadual do Piauí reforçou que o critério de distribuição das doses será a proporção da população de cada Estado. “Cada Estado deve receber o equivalente a 2,5% da população”, explicou o governador do PT à coluna.
O percentual também foi confirmado à CNN pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). De acordo com o tucano, no caso de seu estado, esse percentual deve dar algo em torno de 280 mil doses da Coronavac, nessa primeira fase.
Os governadores também esperam que o ministro da Saúde anuncie nesta segunda-feira, em Guarulhos, o cronograma para distribuição de novos lotes de doses de vacinas que serão importadas ou produzidas no Brasil nos próximos meses.