O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) já enviou para a Câmara Municipal um ofício nomeando o vereador Júber Madeira (PSDB) como seu líder no Legislativo. Porém, o governo terá ainda um vice-líder, cujo nome deve ser anunciado hoje. O cargo é uma “novidade”, já que está previsto na Lei Orgânica de Itabira, mas nunca foi indicado pelos prefeitos recentes, que se limitavam a ter apenas um articulador junto aos vereadores.
O secretário de Governo, Gabriel Duarte de Alvarenga Quintão, confirmou a nomeação de Júber Madeira para líder de Marco Antônio no Legislativo e disse que o vice-líder deve ser anunciado nesta segunda-feira (18/01). O vereador Júber [Madeira] é uma pessoa por quem eu tenho uma admiração muito grande, nos auxiliou nesse processo de construção da mesa diretora [da Câmara]”, destacou.
Para Gabriel Quintão, a nomeação de um vice-líder valoriza o próprio vereador. “Por que o vice-líder? Justamente para poder demonstrar a importância da representação dos vereadores. Porque se você tem um líder, vocês conversam diretamente com ele. Mas a figura do vice-líder vem para auxiliar dentro desse processo de construção diário com a Câmara. Desde o primeiro dia, tenho conversado quase diariamente com os vereadores e a escolha faz parte desse processo de ouvir mais”, explicou.
A ideia é que o vice-líder atue auxiliando na articulação política dentro da Câmara. Ele participaria das discussões sobre os projetos a serem enviados aos vereadores. “Por exemplo, acho que os projetos que enviamos para a Câmara precisam ser discutidos com as comissões [permanentes]. É um pedido meu ao presidente da Câmara [Weverton Leandro Santos Andrade ‘Vetão’ – PSB] e aos demais que é o momento de a gente tratar um projeto enviado à Câmara com a possibilidade de uma explicação detalhada e ainda ouvir a população”, afirmou Gabriel Quintão.