*Por Rádio 98FM
Os motores dos aviões e as hélices dos helicópteros das forças de segurança de Minas Gerais começaram a ser ligados logo que o sol raiou. As aeronaves serão usadas na distribuição das 577.480 doses da vacina Coronavac, do laboratório chinês Sinovac, produzidas no Brasil pelo Instituto Butantan. A expectativa é que os imunizantes sejam entregues em todas as 28 Superintendências Regionais de Saúde até esta quarta-feira (20/01).
A operação teve início às 5h. As doses, que estão armazenadas em caixas de isopor, foram colocadas dentro das aeronaves. Em seguida, as entregas começaram a ser realizadas.
A ação é considerada a maior já realizada em Minas Gerais para a entrega de vacinas. “Tivemos determinação do governo do estado e todas as aeronaves estão à disposição para que o transporte aconteça. Elas sairão do hangar da Pampulha para fazer o transporte. Foram criadas 28 rotas. Sendo que em 25
Delas, o transporte será por via aérea. Serão 30 mil horas de voos para fazer toda a entrega”, explicou o major Flavio Godinho.
Em três rotas, as entregas serão realizadas por via terrestre: Região Metropolitana de Belo Horizonte, Divinópolis e Sete Lagoas. Após a chegada das vacinas nas unidades regionais, caberá aos 853 municípios mineiros buscar as doses. Eles vão contar com escolta policial no transporte. “A expectativa é que as doses sejam entregues até esta quarta-feira. Mas pela característica territorial de nosso estado, podemos ter atrasos pontuais”, comentou o major.
Início da vacinação
As regionais de saúde podem até começar a vacinar nesta terça-feira. “Nas cidades pólo, se tiverem condições, podem começar. Mas temos expectativa para quarta-feira todo estado estar vacinando”, afirmou o secretário de estado de saúde, Carlos Eduardo.