*Por Rádio Itatiaia
Luiz Felipe Scolari não é mais técnico do Cruzeiro. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (25/01) pelo clube após “consenso” entre as partes. Felipão comandou a Raposa pela última vez no empate por 0 a 0 contra o Náutico, em Belo Horizonte, pela 37ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O treinador chegou ao Cruzeiro em outubro de 2020 com a missão de afastar o clube da briga contra o rebaixamento e fazer a equipe voltar a sonhar com o acesso à divisão de elite. Nos primeiros jogos sob seu comando, a Raposa chegou a ter aproveitamento superior a 70%, eliminado as chances de queda. Contudo, voltou a oscilar e não conseguiu chegar à reta final da Série B com chances de brigar pelo acesso.
“Colaborando com o Clube em seu momento mais desafiador na história, Scolari e sua comissão técnica cumpriram a importante missão de recuperar o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro da Série B”, informou o clube. Felipão comandou a raposa em 21 partidas. Foram nove vitórias, oito empates e quatro derrotas. Somadas as duas passagens, o treinador dirigiu o Cruzeiro em 96 partidas, com 49 vitórias, 31 empates e 16 derrotas.
“O Cruzeiro agradece e reconhece todo o trabalho, dedicação e profissionalismo de Felipão e seu staff para com o Clube neste momento importante, e deseja toda sorte e felicidade ao técnico campeão do mundo e sua comissão”, ressalta o clube em nota.
Felipão também se despediu da Raposa. “Quando em outubro recebi em Porto Alegre o presidente Sérgio e diretoria, eu disse sim ao plano de construção de um novo Cruzeiro. Sabia do desafio que era recuperar o time na Série B. Naquele momento havia uma grande ameaça de queda para a Série C. Todos nós naquela reunião assumimos o compromisso com este projeto. Um trabalho organizado onde todos deveriam dar sua contribuição, cada um no seu setor. Aceitei retornar com enorme prazer em ajudar e trabalhar pelo clube. Conseguimos recuperar o time na série B”, destaca.
“Agradeço aos atletas que ficaram aqui, que aceitaram nosso convite, aos integrantes da comissão técnica, funcionários e torcedores. Agradeço a todos que nos ajudaram na recuperação do time no campeonato”. “Desejo sucesso ao Cruzeiro EC para a próxima temporada”, completa.
Futuro
O Cruzeiro terá a missão de escolher o próximo comandante, que terá como principal objetivo garantir o acesso à Série A em 2022. Na próxima sexta-feira (29/01), a Raposa encara o Paraná, no Estádio Durival de Brito, mas apenas para cumprir tabela. Depois, pausa de quase um mês até o início da próxima temporada, com a disputa do Campeonato Mineiro.