A diversificação econômica foi pauta de um encontro na tarde desta sexta-feira (29) entre vereadores de Itabira e Conceição do Mato Dentro. O presidente do Legislativo itabirano, Weverton Leandro dos Santos Andrade “Vetão” (PSB), recebeu em seu gabinete Wander Rosa de Santana “do Lain” (PP) e Gilberto da Silva Queiroz “Tabuleiro” (MDB), presidente e vice, respectivamente, da Câmara da cidade do Médio Espinhaço.
Itabira e Conceição do Mato Dentro vivem momentos históricos diferentes na mineração. Conhecida como “Cidade do Ferro”, Itabira é berço Vale, que prevê a exaustão de suas minas na cidade em 2028. Já Conceição do Mato Dentro vive o auge da mineração, com ótimos resultados financeiros e também na geração de empregos. Por lá, o projeto Minas-Rio, da Anglo American, é indutor do desenvolvimento econômico.
Vetão expôs aos os conceicionenses sua preocupação com o fim da mineração na cidade de Drummond. “Esse é um tema que vamos discutir e propor iniciativas durante a legislatura 2020-2024. Temos que correr contra o tempo e fazer com que Itabira chegue mais perto da tão sonhada diversificação econômica”, expôs o vereador itabirano.
“A gente tem que ter consciência que a exploração do minério uma hora vai passar. Então, temos que pensar no futuro da cidade”, comentou Gilberto Tabuleiro.