*Por ANSA
Com uma decisão inédita, o Papa Francisco nomeou uma mulher como subsecretária do Sínodo dos Bispos. A escolhida é a freira Nathalie Becquart, das Vocações da Conferência dos Bispos de França, que será acompanhada no cargo pelo padre Luis Marín de San Martín, da ordem de Santo Agostinho.
A nomeação foi divulgada neste sábado (06/02) pela Sala de Imprensa do Vaticano e representa uma abertura do Pontífice a uma maior participação das mulheres na vida da Igreja.
Para o cardeal Mario Gregh, secretário-geral do Sínodo, a decisão “é um passo importante para fortalecer o secretariado geral, além de dar um impulso ao compromisso por uma Igreja sinodal e missionária”.
A indicação também representa um avanço no debate sobre o papel feminino na Igreja, incluindo a possibilidade do direito de voto nas Assembleias Sinodais.
“A nomeação ajuda-nos a recordar de forma concreta que nas viagens sinodais a voz do povo de Deus tem um lugar especifico e que é fundamental encontrar caminhos e promover uma participação efetiva de todos os batizados”, afirmou Grech. “Veremos que outros passos podem ser dados no futuro”.
Nascida em 1969 em Fontainebleau, na França, a freira foi muito ativa, desde 2016, na preparação do Sínodo da Juventude, como coordenadora geral do pré-sínodo e depois como auditora. Em maio de 2019, ela foi nomeada consultora da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos.
Já o padre Luis Marín de San Martín nasceu em 21 de agosto de 1961 em Madrid, na Espanha. O religioso é arquivista-geral da Ordem, assistente-geral da Agostinianos e presidente do Institutum Spiritualitatis Augustinianae.
“O padre Luis Marín de San Martín tem grande experiência no acompanhamento dos processos de tomada de decisão comunitária, e seu conhecimento do Concílio Vaticano II será enorme para ter sempre presente as raízes do caminho sinodal”, finalizou Grech.