Mudar de imóvel é algo que envolve muitas expectativas e, em muitos casos, a realização de novos projetos de vida. Em relação ao fornecimento de energia para o novo endereço, para que a mudança ocorra de forma tranquila e segura, a Cemig orienta sobre alguns procedimentos necessários para a ligação de energia.
O primeiro passo é atentar para a solicitação do pedido de ligação de energia à Cemig. Muitas vezes a energia do novo imóvel ainda não foi disponibilizada e, para evitar surpresas desagradáveis, é necessário solicitar a ligação com antecedência. Esse procedimento deve ser feito por meio dos canais de atendimento da companhia: Cemig Atende Web por meio do site www.cemig.com.br ou agendando um atendimento em uma das agências de atendimento presencial.
A solicitação à Cemig deve ser feita com antecedência e assim garantir que a energia esteja ligada e disponível no momento da ocupação do imóvel. “A mudança para um novo imóvel sempre envolve uma série de providências e, na correria do dia a dia, as pessoas só atentam para a necessidade de solicitar a ligação da energia quando já estão instaladas no novo endereço,” informa o gerente de Relacionamento com Clientes da Cemig, Thiago Capanema.
Para realizar o pedido de ligação é necessário apresentar documentos pessoais (CPF, RG ou carteira de habilitação ou profissional) e um documento que comprova regularidade do imóvel, como certidão de número, declaração da prefeitura que contenha nome da rua e número predial. O cliente deve informar ainda o tipo de ligação desejada (monofásica, bifásica ou trifásica) e a amperagem do disjuntor instalado no padrão do imóvel.
O prazo para atendimento da ligação é de até dois dias úteis em área urbana e até cinco dias úteis em área rural após a aprovação da instalação. A companhia vistoria o padrão de entrada de energia e procede a ligação, caso a instalação esteja de acordo com as especificações técnicas. “Fazemos a vistoria em até 72 horas e, caso o padrão esteja construído corretamente, já ligamos a energia neste momento”, esclarece Thiago Capanema.
Padrão de entrada de energia elétrica
O padrão de entrada de energia deve ser construído por eletricista qualificado e de acordo com a Norma de Distribuição (ND) 5.1, disponível no site da Cemig. O padrão deve ter livre acesso, estar instalado na divisa da propriedade com o passeio público e com o visor da caixa voltado para via pública. Além disso, o imóvel deve ter a identificação clara do número da edificação e estar em local de fácil visualização.
A primeira visita técnica é realizada sem custos para o cliente. A cobrança acontece apenas a partir da segunda visita, caso o padrão esteja em desacordo com as normas técnicas brasileiras. A Cemig destaca que os serviços são cobrados apenas na conta de energia.
“A empresa ressalta que a sua atuação vai apenas até o padrão de entrada da energia. Os profissionais da empresa estão devidamente uniformizados e identificados com crachá. Persistindo a dúvida sobre a identificação desses profissionais, o cliente deve entrar em contato pelo telefone 116”, explica Capanema.
Regularização da instalação antes da mudança
Nos casos de imóveis cujo a ligação da energia elétrica já seja mais antiga, é importante que o novo morador, ao ocupar a instalação do imóvel, regularize a situação da unidade consumidora junto à Cemig. Mesmo se houver energia na residência, o cliente deve fazer a troca de titularidade para que não corra o risco de ter a energia cortada pela companhia.
“Apesar de um cliente fazer o encerramento do contrato, a Cemig não retira o medidor daquela unidade consumidora. Dessa forma, facilita a ligação de energia para um novo morador que for residir naquela residência. Por isso, é imprescindível que haja a troca de titularidade antes da mudança para que seja constituído um contrato entre as partes, uma vez que se isso não for feito o consumo se torna irregular e a Cemig poderá desligar a energia dessa instalação a qualquer momento”, afirma.