Pelo menos 15 pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas neste domingo (7) em explosões causadas por “negligência” que devastaram um acampamento militar e bairros próximos da capital econômica, Bata, anunciou em um comunicado o presidente Teodoro Obiang Nguema.
Quatro fortes explosões destruíram os edifícios do acampamento em Bata e muitas casas nas redondezas.
É “um acidente provocado por negligência da unidade encarregada de armazenar explosivos, dinamite e munições”, afirmou o chefe de Estado em nota lida na televisão estatal TVGE.
Em uma vasta área ao redor do acampamento, casas e outras construções foram destruídas e pedaços de cimento foram vistos nas ruas por centenas de metros, de acordo com imagens da TVGE.
Muitas crianças, mulheres, homens, idosos fugiram do local. Em um hospital em Bata, muitos feridos estavam sendo atendidos em meio ao caos, de acordo com as imagens.
Segundo o Ministério da Saúde, grande parte dos moradores dos bairros próximos ao local ainda está sob os escombros de casas ou prédios.
A TVGE mostrou imagens de civis e bombeiros retirando crianças e adultos de massas de concreto e aço.
A Guiné Equatorial é um dos países mais fechados do continente e o regime é acusado por opositores e organizações não governamentais internacionais de constantes violações dos direitos humanos.
Fonte: G1