A operação, considerada a maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher no Brasil, é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e foi deflagrada em todos os Departamentos da PCMG no interior do estado, na capital e região metropolitana de Belo Horizonte, visando ao cumprimento de mandados de prisão, mandados de busca e apreensão, além de fiscalização de descumprimento de medidas protetivas e à realização de visitas em residências de vítimas.
Na área de abrangência da Delegacia Regional de Itabira, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em residências de investigados na cidade de Santa Bárbara.
Além disso, os Policiais Civis cumpriram quatro mandados de prisão preventiva, todos relacionados à descumprimento de Medidas Protetivas.
Três dos presos residem em Itabira (dois indivíduos de 19 anos e um de 21 anos de idade), e o último no município de Santa Bárbara (21 anos de idade).
Por fim, foram expedidas pelo Poder Judiciário, após representações feitas por Delegados de Polícia, desde o início de fevereiro do corrente ano, 46 (quarenta e seis) Medidas Protetivas em favor de vítimas de violência doméstica.
As informações serão divulgadas em coletiva pelos delegados Álvaro Homero Huertas dos Santos, coordenador de Operações da PCMG; Carolina Bechelany, chefe do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), e Isabella Franca de Oliveira, chefe da Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, ao Idoso e à Pessoa com Deficiência e Vítimas de intolerâncias (Demid).
Fonte: ASCOM PCMG