O município de Itabira aderiu, nesta segunda-feira (08/03), à Onda Roxa do programa Minas Consciente. A decisão, tomada de forma voluntária e em conjunto às demais cidades da região, levou em consideração o cenário crítico da pandemia de Covid-19 no município, no estado e em todo país. Os leitos de UTI exclusivos para o tratamento da doença estão ocupados em sua totalidade e a taxa de transmissão está em aceleração.
Ao mesmo tempo em que adota medidas mais restritivas e de incentivo ao isolamento social, a Secretaria Municipal de Saúde também se dota de estratégias para combater com eficácia o avanço das taxas de infecção e de mortalidade em Itabira. Uma dessas ações, já anunciadas pelo prefeito Marco Antônio Lage, será a testagem em massa dos itabiranos, sobretudo aqueles mais expostos à contaminação pelo coronavírus.
Essa ação está em planejamento e já cumpre as etapas burocráticas inerentes ao serviço público. Estão sendo executados os procedimentos licitatórios, bem como a definição de um Protocolo de Testagem, o desenho dos processos logísticos para a realização dos trabalhos e contratação de pessoal.
Enquanto todas essas etapas são concluídas, ainda mais neste momento crítico de escalada do vírus em Itabira, a Secretaria Municipal de Saúde priorizará a testagem na população que apresente algum sintoma gripal, seguido de acompanhamento e monitoramento por parte das equipes dedicadas ao combate à Covid-19.
Deste modo, a SMS solicita que pessoas assintomáticas não se dirijam ao Pronto-Socorro Municipal de Itabira ou demais Unidades Básicas de Saúde (UBS) em busca de testes, sob risco de comprometer o atendimento nestes locais que já apresentam intensa movimentação devido ao agravamento da pandemia. A recomendação é para que as pessoas assintomáticas continuem a cumprir a determinação de isolamento social.