O deputado estadual Professor Cleiton (PSB), de 43 anos, pegou Covid-19 pela segunda vez e está internado, desde o sábado (6), no Hospital Madre Teresa, no bairro Gutierrez, na Região Oeste de Belo Horizonte.
De acordo com a assessoria de comunicação do parlamentar, ele está no quarto, consciente, não intubado e o uso de oxigênio foi suspenso na manhã desta quarta-feira (10).
O segundo diagnóstico positivo saiu na última quarta-feira (3). A primeira vez que o deputado se contaminou foi em 26 de novembro de 2020.
“Informamos que, pela segunda vez, o deputado estadual Professor Cleiton foi diagnosticado com Covid-19. O parlamentar está bem e vem sendo acompanhando por uma equipe médica na rede hospitalar de Belo Horizonte”, diz o comunicado. Ainda segundo a assessoria, todos os compromissos dele foram cancelados.
A nota ainda pede oração pelo restabelecimento da saúde do deputado e dos que estão com a doença.
O G1 entrou em contato com Hospital Madre Teresa para saber sobre o estado de saúde do deputado estadual Professor Cleiton e, até a última atualização desta reportagem, não havia obtido retorno.
O que diz a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que os casos notificados de reinfecção em Minas são publicados, semanalmente, no boletim epidemiológico de reinfecção e, até o momento, foram notificados 218 casos suspeitos.
Desses, 93 estão em investigação pela Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica, em parceria com Fundação Ezequiel Dias (Funed) e regionais de saúde; 2 foram descartados, 122 considerados inconclusivos devido à falta de dados que permitissem a investigação e um caso foi confirmado para reinfecção.
A SES-MG esclareceu ainda que, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde (MS), considera casos suspeitos de reinfecção aqueles em que a pessoa apresentou novo quadro clínico em período acima de 90 dias do primeiro episódio confirmado laboratorialmente.
Casos de reinfecção no estado
O primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus em Minas Gerais foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde em 2 de março. Era um médico, de 29 anos, que teve a primeira confirmação em maio de 2020 e voltou a ter o diagnóstico positivo em janeiro deste ano.
Fonte: G1 Minas