Segundo lista divulgada no portal da Prefeitura, 489 pessoas foram convocadas para integrar o quadro de servidores, sendo 15 pessoas com deficiência (PcD). Até o momento, 407 foram efetivadas (sendo 13 PcD) e 82 desistiram de assumir as funções. As secretarias que mais convocaram foram Saúde e Educação.
Outros aprovados podem ser chamados ao longo do ano, conforme a demanda das secretarias municipais. Tais nomeações visam preencher vacâncias de cargos efetivos (referentes às aposentadorias, exonerações e falecimentos), obedecendo aos critérios da Lei Complementar 173/2020 que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19).
“Recebemos as orientações do prefeito Marco Antônio Lage de trabalharmos para que o servidor seja valorizado, tenha todos os recursos para se desenvolver e prestar o melhor serviço à população itabirana. Ao nomear novos servidores, buscamos suprir as necessidades de profissionais em todas as secretarias municipais. Nosso objetivo é ter um quadro completo e preparado para atender à nossa comunidade”, afirmou o assessor de Planejamento e Metas, Maurício Mendes.
O Concurso Público 02/2019 foi realizado em março de 2020. Mais de 13 mil candidatos concorreram aos cargos dos níveis fundamental, médio, técnico e superior. A etapa pendente era a aplicação da prova prática para o cargo de merendeiro escolar: a mesma ocorreu em fevereiro e o resultado final foi divulgado no início deste mês.
A relação dos nomeados pode ser acompanhada no portal da Prefeitura: itabira.mg.gov.br/detalhe-do-