Um atirador matou várias pessoas, incluindo um policial, na tarde de segunda-feira (22) em um supermercado na cidade de Boulder, no Colorado.
O caso aconteceu em uma loja da rede King Soopers, em um shopping center com um centro comercial de dois andares anexo. Forças policiais de Boulder, de Broomfield (cidade vizinha), a Swat e até o FBI foram até o local para atender a denúncia.
Após mais de uma hora de atraso, a polícia da cidade fez uma coletiva de imprensa, passando apenas algumas informações sobre o crime.
Até então, só era possível saber que os agentes ainda trabalhavam no local. De acordo com o porta-voz, não há mais perigo para a população.
O suspeito foi ferido na ação, está sob custódia da polícia e recebendo tratamento médico. Não há informações de possíveis motivações e nem quantas pessoas se feriram.
Uma afiliada da CNN dos Estados Unidos flagrou um homem sendo escoltado pela polícia, que aparentava estar algemado e ter sangue em um braço e na perna direita. Estava sem camisa e descalço. Ele foi retirado por uma ambulância, e não está claro se ele é o atirador.
Segundo a polícia, as famílias das vítimas ainda estão sendo informadas. Só após todas serem comunicadas o número de mortes será divulgado.
A porta-voz da rede de supermercados estava presente na coletiva e chamou o ocorrido de “ação violenta insensível”, e que colaboram com a polícia para revelar os motivos do ataque e o que aconteceu.
Pelo menos uma pessoa do local foi transportada para o Boulder Community Health, disse o porta-voz Rich Sheehan à CNN, mas o estado de saúde dela não foi informado.
Linha do tempo
Às 17h49, no horário de Brasília, a polícia de Boulder fez o seguinte tweet: “Atirador ativo no King Soopers em Table Mesa. EVITE A ÁREA.”
Cerca de duas horas depois, um novo tweet pedia às pessoas para ficarem em casa enquanto os agentes investigavam denúncias de um “indivíduo armado e perigoso” em outra região da cidade. Essa denúncia, porém, não estava relacionada ao tiroteio, de acordo com a polícia de Boulder.
Policiais e bombeiros foram vistos no teto da loja. Outras dezenas de viaturas ficaram no estacionamento do local até a situação estar sob controle.
Dois jovens descreveram que estavam na loja quando ouviram os primeiros tiros. O homem disse a KMGH que ouviu um tiro e, alguns segundos depois, vários outros estrondos.
“Eu corri imediatamente até ela e saímos daqui e abrimos a porta de emergência”, disse um deles.
Ele disse que voltou para ficar perto de uma porta de saída de emergência e ajudar as pessoas a sair. Ele disse que não viu o atirador.
O governador do Colorado, Jared Polis, se pronunciou por meio do Twitter:
“Meu coração está partido enquanto observamos este evento indescritível se desenrolar em nossa comunidade de Boulder. Estamos disponibilizando todos os recursos de segurança pública para auxiliar o Departamento do Xerife do Condado de Boulder enquanto eles trabalham para proteger a loja”.
Às 21h50, com mais de uma hora de atraso, a polícia de Boulder concedeu entrevista coletiva. Mais informações serão divulgadas nas próximas horas.